- Links
» Página Inicial
» Estadão
» Revista Veja
» Revista Época
» Folha de São Paulo
» Revista Isto É
» Revista Carta Capital
» Prefeitura de Pirassununga
-
BALAIO DO BUYA
Jornal Virtual
-
» Contato
 
 
- Balaio do Buya
Dizimista 214

 

 
 
Edição nº 214, de 31 de julho  de 2010
 
O Dizimista– Primeiro jornal virtual de Pirassununga
SINOPSES - RESUMO DOS JORNAIS
 
31 de julho de 2010
O Globo
 
Manchete: Rio começa obra de metrô com trajetos não definidos
Governo só agora contrata FGV para fazer estudos sobre ligação Zona Sul-Barra

Apesar de já ter aberto um canteiro de obras e realizado as primeiras escavações no Maciço da Tijuca para o metrô que ligará a Zona Sul à Barra da Tijuca, o governo do estado ainda não definiu os trajetos da Linha Quatro nem sabe quanto as obras vão custar. Só esta semana, a Casa Civil assinou um contrato - no valor de R$ 18,8 milhões com a Fundação Getúlio Vargas para medir o número de passageiros que serão transportados e o impacto ambiental da obra. O metrô para a Barra é um compromisso do Rio para as Olimpíadas de 2016 e o Estado garante que será inaugurado em dezembro de 2015, mas os primeiros estudos só ficarão prontos daqui a um ano. A indefinição preocupa representantes de associações de moradores, que criaram o grupo "O metrô que o Rio precisa". Eles já realizaram quatro reuniões com moradores da Barra, de Copacabana, da Gávea e do Leblon e, em vez da ligação Jardim Oceânico-Gávea-General Osório - proposta pelo Estado -, preferem o trajeto Jardim Oceânico-Gávea-Jardim Botânico-Humaitá-Laranjeiras. Essa última estação - Laranjeiras - faria a ligação com a da Carioca, no Centro. (Págs. 1 e 16)
Ibope: Dilma tem 39%; Serra, 34%; e Marina, 7%
Pesquisa Ibope apontou a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, com 39% das intenções de voto, contra 34% do tucano José Serra e 7% da verde Marina Silva. O Ibope considera os percentuais de todos os candidatos, incluindo os nanicos. Dilma cresceu 3 pontos em relação à última pesquisa; Serra perdeu 2. No sábado, o Datafolha tinha registrado empate técnico. No Rio, Cabral tem 58% e Gabeira, 14%. (Págs. 1 e 3)
Lula ignora Uribe e só fala com sucessor
Criticado por Álvaro Uribe, que tachou de deploráveis declarações suas sobre a disputa entre Venezuela e Colômbia, Lula ignorou o atual presidente e falou diretamente com Juan Manuel Santos, que toma posse dia 7. (Págs. 1 e 32)
Charge Chico: Que fazer (3)
- Abrimos uma churrascaria-diet?
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
 
Manchete: Um ano depois, Sarney barra inquérito dos atos secretos
Especial
Sob Censura

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), se nega a responder aos questionamentos da Procuradoria Geral da República sobre os atos secretos. Com isso, paralisou a investigação aberta em 16 de junho de 2009, seis dias após o Estado revelar a existência dos atos, que registram privilégios a parentes e aliados de senadores, inclusive Sarney. Logo depois, em 31 de julho, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal censurou o jornal no caso da operação da Polícia Federal que investigou Fernando Sarney, filho do senador. Passado um ano, a censura se mantém, porque o mérito não foi julgado. (Págs.1 e Caderno especial)

Pedro Simon
Senador (PMDB-RS)
"O Senado se transformou numa casa de amigos. Então, tudo é permitido"

Vícios são oficializados
Contrariando promessas, o Senado contrata empresas suspeitas, não corta pessoal e ainda amplia gastos. (Págs. 1 e H2)
Pesquisa Ibope põe Dilma 5 pontos à frente de Serra
Sondagem dá 39% das intenções de voto à petista e 34% ao tucano, que perdeu a liderança no Sudeste

A petista Dilma Rousseff lidera a corrida presidencial com cinco pontos porcentuais à frente de José Serra (PSDB), segundo pesquisa Ibope encomendada pelo Estado e pela TV Globo. Dilma subiu três pontos desde a última pesquisa Ibope, feita no final de junho, e tem 39% das intenções de voto. Serra oscilou dois pontos para baixo e aparece com 34%. Marina Silva (PV) é a preferida de 7%. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. Dilma tem 11 pontos a mais que Serra no eleitorado masculino (44% a 33%) e empata com o tucano entre as mulheres (35% a 35%). No Sudeste, em que Serra liderava, Dilma superou desvantagem de cinco pontos e agora está com 37%, contra 35% do tucano. (Págs. 1 e Nacional A4)

8 pontos é a vantagem de Dilma sobre Serra na pesquisa espontânea
Governo estuda reduzir IPI para carro elétrico
Uma proposta em estudo no governo para estimular o carro elétrico impõe 7% de IPI sobre o veículo, contra os atuais 25%. Diante do suposto desestímulo aos carros a etanol, as montadoras reivindicam corte de imposto para veículos flex, hoje entre 7% e 18%. Mas a queda estará vinculada à maior eficiência dos motores. A aposta do governo a curto prazo é o desenvolvimento de ônibus elétrico para competir no exterior. (Págs. 1 e Economia B1)
Cumbica e Viracopos não têm licença para obras (Págs. 1 e Cidades C1)
 
Líder das Farc pede diálogo com novo presidente
A nove dias da posse do novo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, o líder das Farc, Guillermo León Sáenz, pediu diálogo às autoridades do país. O vídeo foi divulgado pela TV árabe Al-Jazira. (Págs. 1 e Internacional A18)
Celso Ming: Rédea neles
Começou a ser atacado um sério problema do sistema financeiro, que é mais do que a falta de regulação: é a falta de regulação global. (Págs. 1 e Economia B2)
Notas & Informações: O preço da verborragia
Resposta de Uribe é a primeira demonstração da perda de respeito por Lula no exterior. (Págs. 1 e A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense
 
Manchete: Maquiagem na farra de gastos da Câmara
Os deputados distritais pretendem recorrer a medidas superficiais para conter a farra de dinheiro público nas despesas de pessoal. A fim de segurar a gastança na contratação de 591 funcionários sem concurso público nos primeiros quatro meses do ano, a Câmara Legislativa elaborou um programa de incentivo à aposentadoria aos servidores de carreira. A medida equivale a utilizar um esparadrapo para estancar uma sangria. O plano de aposentadoria reduziria menos de 10% do excesso de despesas com funcionários. Em 2010, os distritais estouraram em R$ 4,1 milhões o limite permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo o Sindicato dos Servidores da Câmara Legislativa e do Tribunal de Contas do DF (Sindical), o plano de aposentadoria voluntária teria adesão de, no máximo, 30 funcionários. (Págs. 1 e 31)
Médico denunciado por morte após lipo
O cirurgião plástico Dagmar João Maester, de Goiânia, responderá por homicídio doloso no caso da secretária do Ministério das Cidades Kelma Gomes, que faleceu em abril. O Ministério Público considerou que houve omissão por parte de Dagmar durante o procedimento. (Págs. 1 e 33)
Plano de saúde sobe até 10,9%
Os reajustes autorizados ontem pelo governo atingem os seguros individuais antigos assinados antes de 1998. (Págs. 1 e 17)
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio
 
Manchete: Crédito fica só na promessa
Comerciantes de Palmares que perderam tudo na enchente questionaram a burocracia para obter empréstimos e recomeçar a vida, apesar de o governo ter dito que agilizaria financiamentos. (Pág. 1)
Começam as obras da Copa (Pág. 1)
 
Ibope/Globo dá Eduardo com 60% (Pág. 1)
 
------------------------------------------------------------------------------------
 
 
 
Repasse: se nos anos 40 existisse internet, Hitler não teria assassinado milhões de judeus.
 
Buya neles!!!
 
 
- Buya




Buya ©.Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta
página em qualquer meio de comunicação.