- Links
» Página Inicial
» Estadão
» Revista Veja
» Revista Época
» Folha de São Paulo
» Revista Isto É
» Revista Carta Capital
» Prefeitura de Pirassununga
-
BALAIO DO BUYA
Jornal Virtual
-
» Contato
 
 
- Balaio do Buya
Heranša do amigo do governad˘

 

O mundo da transparência
Pirassununga – SP
Balaio do Buya
O informativo que sacode o Katinguá.
Buya não veio pra fazer vítimas, Buya veio pra fazer história.
 
A Fundação Casa(ex-Febem) também está cogitada para vir para Pirassununga, no prédio do antigo CEFAM... depois das próximas eleições, é lógico...
Vinda de presídio para região é discutida na Câmara
25/10/2011

Um dos principais assuntos debatidos na sessão da Câmara Municipal da noite desta segunda-feira (24) foi a provável vinda de uma unidade prisional para a cidade de Santa Cruz da Conceição. O município afetado, bem como os vizinhos como Pirassununga e Leme realizam várias manifestações tentando impedir a vinda do presídio na região.
Na sessão da câmara, porém, foi passada a notícia de que a vinda da unidade prisional para Santa Cruz da Conceição seria inevitável. O vereador Almiro Sinotti leu durante o expediente um documento enviado pela Secretaria de Administração Penitenciária assinado pelo secretário Lourival Gomes.
No documento, explica-se que foi recebido requerimento assinado por todos os vereadores no qual pede-se uma revisão na construção do presídio na cidade vizinha. “Com relação a requerimento formulado pela câmara Municipal de Pirassununga informamos que essa secretaria se vê obrigada a manter a decisão de construir uma penitenciária em Santa Cruz da Conceição para abrigar presos condenados em regime fechado tendo em vista que os estabelecimentos penais afetos a essa pasta enfrenta o grave problema da superlotação carcerária”, diz o documento recebido.
Outro ponto colocado no documento foi o de que o governo não poderá abandonar o projeto de aumento de número de unidades prisionais. “Verifica-se que o governo do estado não pode abandonar o projeto de construção de novos presídios sob pena de se ter sérios problemas de segurança e disciplina, com probabilidade de reflexo para a sociedade”.
A discussão continuou com manifestação do vereador Otacílio José Barreiros, que afirmou que a vinda do presídio deve ser mesmo concretizada e que isso seria “um mal necessário”.
“Eu acho que o presídio é um mal necessário. Ninguém quer presídio, mas todo mundo quer ver o bandido preso. Em Ribeirão Preto, minha família é de lá, tem presídio em Serra Azul, Serrana e é um mal necessário, incomoda, mas tem que ter um lugar para colocar o preso. Se pudesse não ser feito aqui seria bom, mas cidade nenhuma quer o presídio”, disse.
Finalizando o debate, o vereador Roberto Bruno afirmou um presídio na região traria muitos prejuízos sociais para as cidades vizinhas e criticou o atual sistema prisional.
“Nós não podemos ser coniventes e concordar que esse presídio fique próximo de três cidades, sendo que elas vêm sofrendo um problema de segurança pública tremendo. Sou vereador aqui e temos que lutar para que na nossa cidade não venha o presídio. Sem dúvida nenhuma temos que construir outros presídios, mas que sejam em locais que dêem condições para que os presos possam exercer atividades manuais de trabalho e de uma condição de que ele venha se socializar e seja entregue à nossa sociedade, não nesse sistema caótico. O que estão querendo é tapar o sol com a peneira e nós não somos obrigados a receber presídio nenhum”.
Bruno também afirmou que a população não deve deixar de lutar para evitar a vinda do presídio. “Eu conclamo a população de Pirassununga para que continue assinando os abaixo-assinados e que não aceite passivamente a vinda do presídio aqui próximo de Pirassununga. Se Pirassununga está ruim com índice de criminalidade, vai ser muito pior e aqueles que tiverem dúvida que vá visitar Casa Branca, Itirapina e todas as outras cidades que têm presídio”, disse o vereador.
A questão da vinda de uma unidade prisional para a cidade de Santa Cruz da Conceição já é um debate que se estende desde o início de 2011. O presídio seria construído nas proximidades do Distrito de Souza Queiroz, próximo à cidade de Santa Cruz da Conceição. A vinda da unidade prisional poderia trazer mudanças diretas nas cidades de Leme e Pirassununga, além de outros municípios próximos como Analândia.
A instalação de 49 novas unidades prisionais anunciadas pelo Governo do Estado deve ser concluída até o próximo ano de 2012.
- Buya




Buya ©.Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta
página em qualquer meio de comunicação.