- Links
» Página Inicial
» Estadão
» Revista Veja
» Revista Época
» Folha de São Paulo
» Revista Isto É
» Revista Carta Capital
» Prefeitura de Pirassununga
-
BALAIO DO BUYA
Jornal Virtual
-
» Contato
 
 
- Balaio do Buya
Baile do Pega Ladrão

Baile do Pega Ladrão premiou ontem 19/01, 2000Hs,os corruptos do ano

 

Em ritmo de Carnaval, foi realizado ontem, no Clube Democráticos, no Rio de Janeiro, a partir das 20 horas, o baile do "Pega Ladrão!!!", durante o qual foram entregues os Troféus Algemas de Ouro, Prata e Cobre aos políticos eleitos pela internet como os mais corruptos e impunes do País em 2011. A votação foi aberta no Facebook e se encerrou no último domingo (15). O ex-presidente do Brasil José Sarney, presidente do Senado (PMDB), manteve a lliderança absoluta na disputa e ganhou com 59% dos votos (4.143), bem à frente dos segundo e terceiro colocados, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, com 1.315 votos (18,8%) e a deputada distrital Jaqueline Roriz, que recebeu 583 votos, o equivalente a 8,4% da votação total, de quase sete mil votos.


Dirceu está sendo julgado pelo Supremo Tribunal Federal como réu no caso do Mensalão e chegou a ser considerado pelo Procurador-Geral da República como o "chefe da quadrilha". Jaqueline, flagrada em vídeo recebendo propina, acabou sendo absolvida pela Câmara Federal.


Os interessados em participar do baile poderão ir vestidos com fantasias que lembrem seu corrupto preferido. Segundo um dos organizadores do evento, criado pelo Movimento 31 de Julho, Marcelo Medeiros, as fantasias foram pensadas para dar um tom "alegre e engraçado", como "é o carnaval carioca".

Medeiros informou que ao menos 600 pessoas são esperadas no baile. A entrega simbólica dos troféus será feita durante o baile, enquanto a banda Anjos da Lua estiver tocando marchinhas e sambas com letras críticas à corrupção e à impunidade da polícia brasileira, como "Se gritar pega Ladrão!", de Bezerra da Silva; "Lama", de Mauro Duarte; "Homenagem ao Malandro" de Chico Buarque de Holanda; e "Onde está a Honestidade?", de Noel Rosa.

Brincadeira

Questionado sobre um possível uso de sósias no momento da premiação, o organizador do baile disse que o planejado é escolher aquele que estiver melhor fantasiado de Sarney, Dirceu e Roriz e, então, premiá-los com o que chamou de "troféu merecido".

A "brincadeira", na opinião de Marcelo Medeiros, não tem o intuito de "enfraquecer ou denegrir os poderes", mas pretende "fortalecer a democracia, dando voz à revolta do povo".


A organização do baile foi do Movimento 31 de Julho e de outros grupos anticorrupção que, desde o ano passado, vêm promovendo manifestações por todo o Brasil.

 

A página Algemas de Ouro, aberta no Facebook para a votação, recebeu mais de 6.964 votos. Além do considerável número de votantes, o concurso ganhou espaço na imprensa nacional. "Foi uma surpresa. Pensávamos que seria uma coisa normal, e não isso. Foi uma brincadeira que pegou." Por que pegou? "Porque as pessoas estão com aquilo (impunidade) atravessado na garganta. Com a ajuda das redes sociais, o concurso ganhou volume. E o tom carnavalesco deu um charme diferente."

Para 2012, o movimento pretende fazer algo semelhante – votação por meio das redes sociais e também "algo na rua". "Podemos fazer alguma coisa semelhante sim, mas esperamos que não haja necessidade." (Victória Brotto/Diário do Comércio, 19/1/12)


 

SERVIÇO

Baile do Pega Ladrão! - Pré-carnavalesco no Clube dos Democráticos, com os Anjos da Lua.

QUANDO: dia 19 de janeiro, quinta-feira (véspera do feriado de São Sebastião) às 22hs (abertura da casa) e 23h (início do baile).
ONDE: Rua do Riachuelo, 91 – Clube dos Democráticos – Lapa. Tel: 9945-3244.
PREÇO PROMOCIONAL: portadores da filipeta e foliões fantasiados pagam R$ 10,00.
FORMA DE PAGAMENTO: bilheteria: somente dinheiro. Bar: Dinheiro e cheque.
ACESSO: Não há acesso para deficientes.
FUMANTES: Não há área específica para fumantes.
CAPACIDADE: 600 pessoas. IDADE: 18 anos.

CONTATOS: Anjos da Lua: Nano Ribeiro (produção e reservas): tel: 9945-3244

Movimento 31 de Julho: Marcelo Medeiros (movimento31dejulho@gmail.com) e Ana Luiza Archer (analuizaarcher@globo.com).

Algemas de Ouro (http://www.facebook.com/questions/312564628763887)

- Buya




Buya ©.Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta
página em qualquer meio de comunicação.